Brasil e Suécia fecham acordo para compra de caças e aviões de carga
O contrato inicial, assinado em 2010, prevê a compra de 36 caças JAS 39 Gripen pela Força Aérea Brasileira, com produção conjunta entre SAAB e Embraer em solo brasileiro.
INteresse do brasil
Segundo comunicado do governo sueco, o Brasil manifestou agora a intenção de expandir o contrato dos caças Gripen em 25%. Em troca, a Suécia selecionou o C-390 Millennium, da Embraer, para integrar sua frota de transporte militar.
A carta de intenções foi assinada pelo ministro da Defesa sueco, Pal Jonson, e pelo ministro da Defesa brasileiro, José Múcio, em cerimônia no Brasil. “Recebemos a notícia com entusiasmo, pois é uma excelente oportunidade para a SAAB e para a Suécia. Sabemos que o Brasil está muito satisfeito com o desempenho do Gripen e aguardamos as próximas etapas das negociações,” declarou um porta-voz da SAAB, ressaltando que nenhum contrato adicional foi ainda formalizado.
Na última terça-feira (5), a Rádio Sueca noticiou, com base em fontes anônimas, que a Colômbia também deverá adquirir uma frota de caças JAS Gripen.
meio norte