Brasil envia “4 vezes mais áudios de WhatsApp do que em qualquer outro país”, diz Mark Zuckerberg

O Brasil envia quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que qualquer outro país no mundo. Essa foi a declaração de Mark Zuckerberg, cocriador do Facebook e CEO da Meta, que administra também o Instagram.

A fala do executivo foi transmitida durante o evento global 3º Meta Conversations, que aconteceu no Pavilhão do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, na quinta-feira (6).

O evento é voltado para os negócios de mensageria, e novos recursos de inteligência artificial (IA) foram anunciados para o WhatsApp, na sua versão Business, Instagram e Facebook.

“As pessoas no Brasil enviam mais figurinhas, participam mais de enquetes e enviam quatro vezes mais mensagens de voz no WhatsApp do que em qualquer outro país”, afirmou.

O país é o segundo maior mercado de uso do WhatsApp e líder mundial no negócio de mensagens, por isso a cidade brasileira foi escolhida para sediar o evento da Meta

O Meta Conversations aborda o consumo e futuro das ferramentas de conversação.

“Um país que realmente abraçou o poder da mensageria para se conectar, expressar-se e fazer negócios. Vocês tornaram o ‘Zap Zap’ algo próprio e vocês estão entre as pessoas mais ativas do mundo no app”, diz Zuckerberg.

Na transmissão, o fundador da rede social com mais de 2 bilhões de usuários anunciou também a criação da assistente de inteligência artificial Meta AI ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

O serviço está previsto para chegar no Brasil em julho. A Meta AI é um chatbot (assim como o ChatGPT) que chegará em português e vai interagir com os usuários nas redes sociais das empresas, criando textos, respondendo perguntas e gerando imagens.

Apresentada em abril, a IA da Meta usa o grande modelo de linguagem (LLM) Llama 3, que funciona como uma espécie de cérebro e vai atender os usuários conforme as demandas

A Meta quer ajudar as empresas por meio das funções mais usadas no WhatsApp, como responder as perguntas dos clientes e ajudá-los na tomada de decisão no consumo de produtos, assim como entregar agentes de IA para que eles interajam entre clientes e empresas conforme suas características.

Como funciona a IA da Meta?

MetaAI estará presente em todas as plataformas e aplicativos Meta, como WhatsApp e Instagram | Reprodução/Meta
MetaAI estará presente em todas as plataformas e aplicativos Meta, como WhatsApp e Instagram | Reprodução/Meta

A interação com a ferramenta varia conforme a rede social. Na prática, funciona como o ChatGPT, da OpenAI.

Quando acionada, a IA vai agir como um assistente ao usuário e pode ser acessada em uma versão desktop, assim como o Gemini, do Google e o ChatGPT.

  • Para acessar a IA, basta ir no recurso de buscas nas redes, na função pesquisar.

  • No WhatsApp e no Messenger (Facebook), o chatbot fica disponível em uma nova aba de conversa.

  • No Instagram, será possível fazer perguntas para IA dentro de um chat entre os usuários.

  • Para acionar o chatbot, o usuário deve digitar @Meta AI na conversa.

  • No Facebook, a IA aparece no feed em um novo botão na rede social. Na versão em inglês, a interação aparece como “Ask Meta AI” ou “Pergunte ao Meta AI”.

  • Assim como o ChatGPT, o usuário pode conversar com o robô respondendo perguntas.

Segundo a Meta, a sua IA está sendo treinada para “responder às perguntas mais populares que as empresas recebem” no WhatsApp e o recurso deve ser lançado nos próximos meses.

Pix no WhatsApp e selo de verificação

PIX está disponível no WhatsApp | Reprodução/Meta
PIX está disponível no WhatsApp | Reprodução/Meta

Foi liberada para os usuários brasileiros uma nova integração do serviço de mensagens com o Pix para os negócios que usam o WhatsApp Business.

A atualização permite a criação e o envio de chaves Pix pelo aplicativo na conversa, facilitando as transações e compras.

Além disso, está disponível também o Meta Verified, o selo de verificação no perfil.

Quando se paga por ele, além de ser verificado com o selo na cor azul, o usuário tem mais funcionalidades liberadas no aplicativo.

O serviço custará a partir de R$ 55 mensais, mas pode subir conforme a demanda do cliente. Este serviço já existe no Facebook e Instagram desde junho do ano passado.

 

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