Busca ativa do CadÚnico identifica quase mil famílias com endereços falsos em Teresina
Desde o início do ano, assistentes sociais da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) estão realizando uma busca ativa dos beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) em Teresina. De acordo com a secretária executiva do SUAS Semcaspi, Aline Teixeira, quase mil famílias foram identificadas com endereços falsos.
“Temos seis profissionais realizando visitas domiciliares com base nos dados informados. Essas são famílias que já recebem o Bolsa Família. Até agora, mais de 3.900 famílias foram visitadas e 874 foram identificadas com endereços falsos. Isso significa que 874 famílias, possivelmente fora do perfil para receber o benefício, foram detectadas. Estamos adotando providências para que possamos inserir famílias que realmente necessitam desse auxílio”, destacou Aline Teixeira.
Atualmente, 176 mil famílias em Teresina estão incluídas no CadÚnico, sendo que 99.326 recebem o benefício do Bolsa Família. Conforme dados do Procad-SUAS (Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social), 82% dos beneficiários estão com seus dados atualizados, enquanto 18% precisam regularizar suas informações.
Durante a investigação, novos cadastros serão efetivados apenas após visitas aos endereços das famílias. Além dos beneficiários do Bolsa Família, os incluídos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão sendo convocados para atualização cadastral.
“O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas sociais. Mesmo quem não recebe benefícios deve manter seu cadastro atualizado, pois, a qualquer momento, pode surgir a oportunidade de se inscrever em programas sociais”, enfatizou Aline Teixeira.
A atualização do Cadastro Único, obrigatória a cada dois anos, é realizada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
cidade verde