Caixa apresenta linhas de crédito para moradia e obras públicas a prefeitos piauienses
A Linha de crédito do programa Minha Casa, Minha Vida, foi tema central do debate da Caixa Econômica Federal com os municípios piauienses durante o segundo dia de Congresso das Cidades 2025, realizado nesta terça-feira (19).
A instituição também abordou soluções de financiamento para obras de infraestrutura nas cidades e teve como foco projetos que vão desde estradas vicinais e creches até escolas de tempo integral, pavimentação urbana e revitalização de espaços públicos.
Segundo o superintendente executivo de governo da Caixa no Piauí, Gilberto Oliveira, a instituição mantém diálogo constante com prefeitos e gestores para agilizar a análise de propostas.
“É um momento de conexão. Estamos recepcionando os prefeitos, conversando sobre os diversos contratos de repasse que temos com os municípios, desde estradas vicinais até escolas de tempo integral e creches”, afirmou.
Foto: Rayane Venancio
No programa Minha Casa Minha Vida, o gerente da Caixa destacou o financiamento de unidades habitacionais para municípios com população abaixo de 50 mil habitantes.
“Tivemos agora a seleção do FINISA, que contempla unidades habitacionais para diversos municípios do Piauí. Foram 104 municípios contemplados, e estamos recebendo esses projetos para análise até o dia 10 de setembro”, explicou.
O programa busca atender famílias de baixa renda e oferecer moradia digna, contribuindo para a redução do déficit habitacional.
“Estamos conversando com os prefeitos para receber essas propostas e dar celeridade na análise, outro ponto importante nas demandas dos gestores”, acrescentou.
Além do Minha Casa Minha Vida, a Caixa exemplificou as linhas de crédito voltadas à infraestrutura urbana, com recursos do FGTS, taxas de juros acessíveis e prazos de até 240 meses.
“Temos o nosso carro-chefe, que financia obras de infraestrutura, e modalidades como Pró-Saneamento, Pró-Transporte e Pró-Cidades, que permitem planejamento e execução de investimentos essenciais para os municípios”, pontuou.
Programas de créditos
Entre as linhas de créditos da caixa voltadas à modernização e sustentabilidade das cidades, a Caixa destacou em seu stand, programas como o Pró-Saneamento, voltado para obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e tratamento de resíduos, garantindo melhoria da qualidade de vida da população e atendimento a normas ambientais.
O Pró-Transporte possibilita a aquisição de veículos, melhorias em transporte público e projetos de mobilidade urbana, facilitando o deslocamento seguro e eficiente dentro dos municípios. E também o Pró-Cidades, que financia ações de urbanização, pavimentação de vias, iluminação pública, construção de praças e revitalização de espaços urbanos, promovendo o desenvolvimento sustentável e valorizando o espaço urbano.
cidadeverde