Calvo? Esta bebida popular aumenta em 57% o risco de queda de cabelo em homens
É amplamente conhecido que o hábito de consumir refrigerantes não é saudável, devido à sua alta concentração de açúcares e aditivos químicos. No entanto, um novo estudo sugere que até mesmo o consumo de apenas um refrigerante por dia pode elevar em 57% o risco de queda de cabelo em homens.
A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Tsinghua, em Pequim, e foi publicada na revista científica Nutrients. Os pesquisadores analisaram o consumo de bebidas açucaradas e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a queda de cabelo.
Como se deu o estudo?
Para alcançar essa conclusão, os cientistas investigaram as ligações entre o consumo de bebidas doces—incluindo refrigerantes (com uma possível exceção para as versões diet), café e chá adoçados, além de isotônicos—and a queda de cabelo masculina. O estudo foi baseado em uma pesquisa autorrelatada com 1.028 homens, com idades variando entre 18 e 45 anos, que residem na China.
Os participantes foram convidados a responder a perguntas sobre seu histórico de calvície, hábitos alimentares e a presença de problemas de saúde mental. Além disso, também foram questionados sobre com que frequência consumiam determinados alimentos e bebidas, como refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
Calvície
Alopecia ou calvície é ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.
A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona. As mulheres também produzem esse hormônio, mas em quantidade bem pequena. Por isso, entre elas, os casos de calvície são mais raros e, quando ocorrem, a perda é menos drástica.
meio norte