China diz que Brasil é “ponto de estabilidade” em meio a cenário “turbulento”
O ministro das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que o Brasil exerce um papel importante ao liderar uma maior solidariedade e estabilidade entre os países do que chamou de “Sul Global”. O chanceler concedeu as declarações nesta segunda-feira (12), pouco depois do início da agenda do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no país asiático.
“Esta visita é importante e demonstra a firme determinação e responsabilidade de ambos os países ao liderar uma maior solidariedade e coordenação entre os países do Sul Global, além de promover a estabilidade e superar os obstáculos na região”, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Lin Jian, em uma coletiva de imprensa.
Conforme o porta-voz chinês, as relações entre China e Brasil “entraram em um novo cenário histórico” e seu vínculo é “um dos mais avançados” nas relações que Pequim estabelece com demais países em desenvolvimento.
Lula na China
O presidente Lula chegou ao país asiático na tarde de sábado (10), conforme horário de Brasília. O chefe do Executivo brasileiro descreveu a viagem como “um grande passo na relação de amizade e proximidade estratégica com a China, maior parceiro comercial do Brasil desde 2009”.
GP1