Chuva forte alaga ruas, derruba árvore e causa transtornos em Teresina

A forte chuva que atingiu Teresina no início da noite desta quarta‑feira (23) confirmou o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Defesa Civil do Estado. Em poucos minutos, o volume de água provocou alagamentos, apagou semáforos e exigiu mobilização das equipes de emergência.

De acordo com o Inmet, as cidades sob alerta podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Na Universidade Federal do Piauí, parte da estrutura metálica que cobre o Cine Teatro – no Centro de Ciências da Educação, caiu com a força das chuvas.

Fotos: Reprodução

Segundo o Corpo de Bombeiros, foi registrado um incêndio em uma das salas da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), que destruiu computadores e outros aparelhos eletrônicos. Em nota, a corporação informou que a causa do incêndio ainda será apurada pela perícia técnica das autoridades competentes. Outras informações serão divulgadas assim que confirmadas.

Além da ocorrência na ADUFPI, as equipes do Corpo de Bombeiros também foram acionadas para outros atendimentos em Teresina, como a retirada de motoristas de veículos ilhados em diferentes regiões da cidade, bem como a remoção de árvores que obstruíam vias públicas.

“Colocamos todas as equipes em campo. Houve um incêndio em uma das salas da ADUFPI, onde queimaram todos os computadores, materiais eletrônicos, e, ao mesmo tempo, desloquei guarnição de salvamento e resgate para aumentar a resposta sobre algumas pessoas que se encontravam ilhadas dentro dos seus veículos por conta da água”, ressaltou o tenente Silvestre.

Uma sala de aula do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí (CCS-UESPI) foi invadida pela água, e parte do forro do local foi danificada pela força da enxurrada, deixando o ambiente alagado.

Em nota oficial, a instituição informou que mobilizou equipes para a realização de reparos emergenciais, que terão início na manhã de hoje.

O vento forte também derrubou uma árvore de grande porte na Avenida Nossa Senhora de Fátima, zona Leste. Equipes da Defesa Civil municipal trabalharam para fazer a retirada e liberar a pista.

Recomendações do Inmet

Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, se possível, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *