Chuva provoca estragos em Teresina; caminhão fica preso após asfalto ceder e árvore cai
A forte chuva registrada na noite de segunda-feira (13) e na madrugada desta terça-feira (14), causou alguns estragos na cidade de Teresina. Em alguns pontos da cidade, o asfalto cedeu, e um caminhão de lixo chegou a ficar preso na zona Sul de Teresina, também foi registrada a queda de uma árvore na zona Leste de Teresina, e no bairro Renascença, em algumas ruas a água chegou a subir até o nível da calçada, entrando até mesmo na casa de alguns moradores.
No cruzamento das ruas Costa Rica e Argentina, no bairro Cidade Nova, um caminhão que recolhe o lixo residencial ficou preso após o asfalto ceder.
Nossa equipe esteve no local e constatou que o asfalto cedeu no ponto onde foram realizadas obras de saneamento básico para a colocação da rede de esgoto.
A Rua Argentina está interditada no trecho entre a Rua Costa Rica e a Avenida Gil Martins. Equipes da empresa Águas de Teresina estão no local.
No bairro Parque Piauí, também na zona Sul da capital, a chuva abriu uma cratera no cruzamento da Quadra 35 com a Rua Raimundo Lima, próximo à avenida principal do bairro.
Os feirantes do Mercado Público do Parque Piauí afirmaram que já haviam avisado à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU-Sul) sobre o buraco que estava se formando no local. Com a chuva desta madrugada, a situação piorou, e os próprios feirantes improvisaram uma sinalização no local para evitar que pessoas e veículos caiam na cratera.
“Até ontem era um buraco pequeno, uma motocicleta até ficou presa no buraco. Chegamos aqui às 4h, e a galeria não estava suportando a vazão da água. Alguns boxes foram invadidos pela água, e os feirantes amanheceram limpando tudo. Já comunicamos à SAAD no ano passado e à SDU este ano”, disse o estudante Natan Rangel, que trabalha em um restaurante situado no mercado.
No bairro Renascença I os moradores tiveram as casas invadidas pela água. Segundo Gildean André está é a primeira vez que a sua residência é invadida pela água da chuva. O morador acredita que isso tenha acontecido após uma obra de recuperação do asfalto realizado no segundo semestre do ano passado na Rua Nova Floresta.
“Eles elevaram a altura da rua e isso está fazendo com que a água entre nas casas pelos portões e também pelos canos do banheiro e da cozinha”, disse o morador.
O Cidadeverde.com teve acesso a imagens feitas durante a chuva. A água invadiu todos os cômodos da residência do morador. O quintal ficou completamente tomado pela água. Na rua, mesmo na manhã de hoje, ainda era possível ver um grande volume de água escorrendo sobre as calçadas das residências.
Na zona Leste de Teresina, uma árvore caiu interrompendo a Rua Raimundo Lima, próximo à Avenida Ininga. Nossa equipe entrou em contato com a Equatorial Piauí que até a publicação desta matéria não havia enviado posicionamento.