Cirurgia refrativa é aliada para melhorar desempenho esportivo

O uso de óculos para tratamentos de visão é algo muito comum e faz parte da rotina de muitos brasileiros, seja infância, adolescência, fase adulta ou velhice. Embora haja muita tecnologia e excelentes resultados, há também quem prefira uma rotina sem recorrer ao uso desses acessórios indispensáveis. Quem pratica esportes, a exemplo de corrida ou caminhada, tem buscado por cirurgias refrativas, que são opções modernas e eficazes para corrigir problemas visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e, em alguns casos, presbiopia.

Recentemente, a jornalista e corredora Alline Vasconcelos, que usou óculos por 30 anos, realizou o procedimento. Ela recorreu à cirurgia, pois o uso de óculos impactava sua performance durante as corridas. “Eu já não conseguia usar as lentes de contato por muito tempo e sempre que usava sentia bastante incômodo e dor de cabeça. Correr com os óculos de grau também era ruim, porque as lentes eram pesadas e ficava escorregando do meu rosto. Por muitas vezes tirei no meio do treino e corri ‘as cegas’”, relata.

Após o procedimento, sua prática de atividades físicas, sem dúvida, foi transformada favoravelmente, pois consegue correr sem se preocupar “em ter dores de cabeça, nos olhos ou de cair suor e ter que parar, porque não aguentava a irritação. Agora é liberdade total”, compartilha, feliz. Ela ainda recorda que a cirurgia foi bem-sucedida e contou com apoio integral da equipe. “Foi um momento muito tranquilo e rápido. O Dr. Mateus Vilar foi muito atencioso e me passou muita segurança”, ressalta.

Alta tecnologia: como funciona a cirurgia refrativa e quais os benefícios?

De acordo com o Dr. Mateus Vilar, a cirurgia refrativa a laser é realizada com o objetivo de remodelar a córnea, a camada transparente na frente do olho, para que a luz seja focada corretamente na retina, o que proporciona uma visão clara. As principais técnicas são PRK e LASIK.

O médico endossa alguns benefícios, que incluem a “redução ou eliminação da dependência de óculos, ou lentes de contato. Rapidez na recuperação visual, especialmente em técnicas como LASIK. Melhora na qualidade de vida, o que permite maior liberdade para atividades esportivas e profissionais. Sem contar que há muita segurança e precisão no procedimento devido ao uso de lasers altamente tecnológicos”, reitera.

O Dr. Mateus compartilha que um equipamento que é utilizado para cirurgia refrativa é o WaveLight Ex500, capaz de tratar o grau do paciente ao remodelar a córnea. É um dos mais rápidos do mercado, uma vez que trata 01 grau a cada 1.4 segundos, além de possuir um avançado sistema de estabilização de energia que entrega alta precisão mesmo em tratamento de altos graus, entre outros benefícios para melhor qualidade de vida.

Há restrições para realizar cirurgia refrativa?

Os casos indicados para cirurgia refrativa são analisados de forma individual, uma vez que o objetivo é sempre garantir a segurança visual do paciente. O Dr. Mateus explica que as restrições incluem: paciente com córneas muito finas ou irregulares, como em casos de ceratocone; doenças oculares ativas, como infecções, glaucoma descompensado ou catarata significativa; doenças autoimunes ou sistêmicas, que podem comprometer a cicatrização; gestação ou lactação, devido às flutuações hormonais que podem alterar a refração e ter idade abaixo de 21 anos ou grau instável nos últimos 12 meses.

Fora desses casos acima, o médico expressa que “a cirurgia refrativa é segura e eficaz quando realizada em pacientes bem indicados, após avaliação detalhada com exames específicos. É fundamental consultar um oftalmologista para esclarecer dúvidas e verificar se você é um bom candidato”, conclui.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *