Coleta do lixo: vereadores convocarão secretária da Semduh para esclarecimentos
A secretária de Desenvolvimento Urbano da capital, Tatiana Guerra, será convocada pela Câmara Municipal de Teresina para prestar esclarecimentos sobre a crise na coleta de lixo que atinge a capital. Desde a última quarta-feira (07), diversos pontos de acúmulo de lixo foram registrados em bairros de Teresina após a suspensão das atividades de coleta.
A Semduh foi procurada pelo Cidadeverde.com, porém não se manifestou até a publicação da matéria.
Na quarta-feira (7), o sindicato do asseio informou que 100% da coleta de lixo e capina da capital estão parados. O pleno do Tribunal de Justiça do Piauí manteve decisão liminar que suspendeu o contrato da empresa Litucera com a Prefeitura de Teresina. A empresa realizava a coleta de forma emergencial.
Autor do requerimento, o vereador Luiz Lobão (MDB), comentou que a intenção era apresentar o pedido ontem, porém a falta de quórum inviabilizou a votação. Lobão lamentou o cenário atual.
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
“A gente já tem chamado a atenção há algum tempo para a situação, a gente previa que poderia dar nisso. Com a suspensão do contrato com as empresas, Teresina amanheceu com esse problema. O contrato emergencial foi suspenso, convocaram a nova empresa, não sei que medida vai ser tomada pelos órgãos de controle”, afirmou o parlamentar.
Em entrevista recente, a secretária da pasta, Tatiana Guerra, revelou que a Prefeitura cumpre a ordem judicial.
“Toda essa tramitação está ocorrendo para que não cesse. Então, assim, é um momento de transição. A prefeitura vem cumprindo a ordem judicial, mas é um processo de transição que pode causar uma instabilidade, mas tudo está sendo providenciado para que isso não cesse de forma alguma. A ordem judicial estabelece um prazo, né. Já foi dada a ordem de serviço, e a gente tem que, não somente a prefeitura, mas a empresa também deverá concluir esse prazo”, afirmou.
cidade verde