Com 20 mil participantes, NEON 2025 inicia com participação de big techs
Com a presença do governador Rafael Fonteles e de diversas autoridades, teve início na manhã desta quinta-feira (03) a 3ª edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo da região. Realizado no Centro de Convenções de Teresina, o encontro reúne mais de 20 mil participantes em uma programação diversificada.
Fruto de uma parceria entre o Sebrae, o Governo do Estado e diversas instituições estratégicas, o NEON tem como objetivo impulsionar startups nordestinas, promovendo conexões entre empresas inovadoras, investidores e especialistas. Durante os dois dias, o público terá acesso a mais de 60 horas de conteúdo avançado, com palestras de grandes nomes do mercado nacional e internacional, mentorias, rodadas de negócios e de investimentos, exposição de startups, atrações culturais e participação de big techs como Google, Meta, TikTok, Canva, Shopee, RD Station e iFood.
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, valorizou o potencial econômico do Nordeste.
“Não podemos mais imaginar uma vida analógica e nenhuma economia que não esteja incluída no mundo digital. Esse evento, em sua terceira edição, também revela o potencial econômico extraordinário que o Nordeste está induzindo na criação de startups, nas big techs, nos processos que hoje hegemonizam inclusive a acumulação da riqueza no mundo, que são os donos das big techs”, afirmou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Já o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, destacou a importância do evento para as startups da região.
“Nós fomos privilegiados em realizar este evento aqui no Piauí, um evento que em 2025 era para ser realizado em Alagoas, e, através de um trabalho nosso e do governador Rafael Fonteles, conseguimos trazê-lo para ser realizado no Piauí. E num momento muito importante. Nós, a região Nordeste hoje, os novos estados do Nordeste, possuímos o segundo maior número de startups, e Teresina está entre as dez cidades do Brasil que têm o maior número de startups sediadas aqui e também em ações. O governador, com seu plano de governo, investe na transformação digital e na inovação”, afirmou.
Para o governador Rafael Fonteles, o evento solidifica o desenvolvimento do estado como referência nacional.
“Eu estou muito feliz de ver que a economia digital está prosperando no estado do Piauí. O Piauí cada vez mais é referência para o Nordeste e para o Brasil. Sediar um evento dessa magnitude pelo Sebrae, com o apoio do Governo do Estado do Piauí, e com mais de 20 mil participantes entre estudantes, professores, startups, instituições públicas e privadas, é de fato muito animador. Essa é a área que mais cresce no mundo digital, na era do conhecimento. E, portanto, é muito importante que os governos, as empresas e os cidadãos, de forma geral, estejam antenados com todo esse ecossistema de inovação e de empreendedorismo digital”, concluiu.