Com presença de ministro, programa Novo Viver sem Limite, do Governo Federal, é lançado no Piauí
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida participa nesta segunda-feira (25/03), em Teresina (PI), da 5ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência do Piauí. Durante a atividade, o gestor e a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, lançarão o Programa Novo Viver sem Limite na região.
Sob o tema “O cenário atual e futuro na implementação dos Direitos de Pessoa com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, a conferência estadual tem como objetivo ampliar a participação social na construção de políticas públicas, e é uma fase preparatória para a conferência nacional, prevista para julho de 2024, em Brasília (DF), oito anos após o último encontro nacional.
Participam da cerimônia de abertura do evento, marcada para as 18h, o coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP), Antônio José Ferreira, e a coordenadora-geral de Pesquisa, Dados e Informação do setor, Daiane Mantoanelli.
O Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência II – Novo Viver sem Limite – foi apresentado, oficialmente, durante cerimônia no Palácio do Planalto em novembro de 2023, com investimentos previstos de R$ 6,5 bilhões. O evento ocorre na capital piauiense até a próxima quarta-feira (27), no Gran Hotel Arrey. A conferência estadualcontribuirá para o desenho de políticas de Estado robustas e eficientes, que contarão com os avanços tecnológicos e serão impulsionadas por iniciativas visando a construção de capacidade estatais em órgãos gestores municipais e estaduais.
oito meia