Condenado pelo 8/1 foge para Argentina e zomba de Moraes: ‘lero-lero’
O Ministério de Relações Exteriores da Argentina recebeu 35 pedidos de extradição de militantes bolsonaristas condenados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Os pedidos, encaminhados pelo STF por meio do Itamaraty, chegaram ao governo de Javier Milei na última sexta-feira (18).
Um dos alvos, Wellington Firmino, gravou um vídeo desafiando o ministro Alexandre de Moraes, responsável por seu pedido de extradição.
“Alexandre de Moraes, eu tô aqui. Lero-lero”
No vídeo, Firmino, que está foragido na Argentina, zomba das ordens de Moraes, dizendo: “Alexandre de Moraes, eu tô aqui. Lero-lero. Você não me pega”. Ele foi condenado a 17 anos de prisão pelos ataques aos Três Poderes, mas negou envolvimento em tentativa de golpe. Firmino afirmou que sua ida a Brasília foi para pedir transparência nas eleições de 2022 e que não participou dos atos violentos.
Desde março, Firmino está foragido, após viajar para o Paraguai e depois para a Argentina, onde se encontra atualmente. Ele alegou que, ao receber um mandado de prisão em sua casa em Sorocaba (SP), decidiu fugir por não ver outra opção. Firmino ainda comentou que não descumpriu as medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica, até sua fuga.
A Casa Rosada, através do porta-voz Manuel Adorni, informou que os pedidos de extradição estão sendo avaliados, mas não há prazo para uma decisão. A Argentina também recebeu 181 pedidos de refúgio político de brasileiros até o fim de setembro, a maioria coincidente com as fugas de investigação pelo envolvimento nos atos de 8 de janeiro.
meio norte