Covid: saiba quais são os sintomas mais comuns da doença atualmente

Desde o início da pandemia, o coronavírus, causador da Covid-19, tem passado por várias mutações, culminando na cepa JN.1, atualmente predominante globalmente. Cientistas debatem se os descendentes da Ômicron devem ser classificados como um novo vírus, o Sars-CoV-3.

Com as transformações no vírus e as pesquisas desde 2020, foram descobertos diversos sintomas relacionados à Covid-19, que vão desde sinais comuns de resfriados até problemas mais complexos, como a perda auditiva neurosensorial súbita. No entanto, o infectologista Leonardo Weissmann destaca que os sintomas mais comuns continuam semelhantes aos de gripe e resfriados.

Os sintomas prevalentes incluem febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, dores de cabeça, dores musculares, coriza, náusea/vômito e diarreia. Weissmann enfatiza a importância de realizar o teste, pois a similaridade de sintomas torna difícil diferenciar a Covid-19 de outras condições.

Sobre a vacinação, o Ministério da Saúde implementou uma nova fase em 2024, priorizando grupos de maior risco, com cinco anos de idade ou mais, para doses anuais ou semestrais. Pessoas com calendário vacinal atrasado também podem completar o esquema. O intervalo entre doses varia conforme a faixa etária e condições específicas.

O ministério ressalta a eficácia das vacinas existentes contra formas graves da Covid-19, mesmo diante do surgimento de novas variantes, como a JN.1. Atualizações nos esquemas de vacinação poderão ocorrer, dependendo da aprovação de novas vacinas ou mudanças no cenário epidemiológico.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *