Datafolha: 67% dizem que Bolsonaro deveria desistir de candidatura

Para 67% do eleitorado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir de disputar as eleições de 2026, de acordo com pesquisa Datafolha, divulgada nesse sábado (5/4).

Segundo o levantamento, apenas 28% acreditam que ele deveria manter a candidatura, enquanto 67% defendem que o ex-presidente desista e apoie outro candidato.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Bolsonaro está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político no caso dos diplomatas, além do uso eleitoral das celebrações de 7 de Setembro de 2022. Apesar do cenário, o principal nome do PL tem se colocado como candidato.

A sondagem, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 3.054 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa também testou possíveis alternativas da direita, caso Bolsonaro não concorra ao pleito. De acordo com o levantamento, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repúblicanos), empatam na disputa pelo espólio.

Para 23%, Michelle deveria ser o nome de Bolsonaro, contra 21% que defendem Tarcísio — o que representa um empate técnico dentro da margem de erro.

Em seguida, aparecem os seguintes nomes:

Eduardo Bolsonaro (PL): 14%

Pablo Marçal (PRTB): 11%

Ratinho Júnior: 7%

Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%

Romeu Zema (Novo): 4%

Nenhum: 9%

Não sabem: 7%

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *