Deputada Bárbara do Firmino leva mamografia gratuita às mulheres de Teresina
O primeiro dia do projeto “Estação do Cuidado – um projeto de Amor e Cidadania”, realizado nesta sábado (07/06) na Praça da Igreja de Santa Teresinha, no Bairro Satélite, Zona Leste de Teresina, foi considerado um sucesso. A iniciativa, que continua neste domingo (08/06), das 8h às 17h, oferece exames de mamografia gratuitos para mulheres acima de 40 anos, mediante apresentação de documento de identidade e cartão do SUS. Só no primeiro dia, mais de 60 exames foram realizados, e a expectativa é repetir esse número no segundo dia.
A técnica em enfermagem Eliane Jesus Silva, de 45 anos, fez questão de participar do projeto. “Perdi uma irmã recentemente com apenas 58 anos por causa do câncer de mama. Tenho certeza que se ela se cuidasse poderia ter evitado a morte tão prematura, por isso faço questão de me cuidar”, destacou. Eliane também elogiou a iniciativa: “Trazer esse tipo de atendimento para perto das comunidades é muito importante. Muitas vezes não fazemos os exames por falta de oportunidade, mas quando esse tipo de atendimento vem no nosso bairro facilita muito para todas nós. Agradecemos o cuidado e a preocupação da deputada Bárbara com a nossa saúde.”
Além dos exames, o projeto também promove atividades físicas. A educadora física Maria Clara Melo reforçou a importância da movimentação corporal para a prevenção de doenças. “Parabenizo a deputada pela iniciativa e reforço a importância dos exames preventivos, mas alerto as mulheres para a necessidade da realização de atividades físicas também como forma de prevenir todos os tipos de doenças”, afirmou.
A deputada estadual Bárbara do Firmino, idealizadora do projeto, ressaltou o compromisso com a saúde feminina: “Mulheres com mais de 40 anos precisam fazer a mamografia como uma forma de prevenção ao câncer de mama. Com esse tipo de ação estamos dando a oportunidade para as pessoas identificarem a doença precocemente e, assim, fazer o tratamento e alcançar a cura.” Ela ainda anunciou que o projeto será ampliado: “Iniciamos a ação do projeto pelo Bairro Satélite, mas vamos levar para todos os bairros da nossa Teresina. A próxima zona da cidade a receber o projeto deve ser a Zona Sul. Estamos unindo a medicina com o nosso mandato de deputada e assim melhorando a vida da nossa gente.”
180