Deputada federal aciona PGR para pedir prisão de Bolsonaro por pedido de anistia

deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (16/3). A ação foi motivada pelo discurso de Bolsonaro durante uma manifestação em Copacabana, Rio de Janeiro, onde ele pediu anistia para condenados por participação ou financiamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Na representação, Duda Salabert afirma que as falas de Bolsonaro “afrontam diretamente a ordem democrática e a segurança institucional do país” ao incentivar dúvidas sobre a “idoneidade do processo eleitoral”. A deputada destacou que o discurso do ex-presidente representa um risco à democracia, pois alimenta a insatisfação de grupos extremistas que já praticaram atos violentos contra as instituições.

Salabert solicitou que a PGR instaure um procedimento investigatório, peça a prisão preventiva de Bolsonaro e adote medidas cautelares, como a suspensão do uso de redes sociais e a proibição de participação em eventos públicos que possam servir de plataforma para novas incitações antidemocráticas.

Discurso de Bolsonaro

Durante o ato em Copacabana, Bolsonaro afirmou que não tem “obsessão pelo poder”, mas sim “amor pelo Brasil”, e garantiu que não deixará o país. Ele criticou o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e contestou pontos da denúncia feita pela PGR. Além disso, reforçou o pedido de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *