Deputado Fábio Novo diz que Bolsonaro “não merece anistia”
O deputado estadual Fábio Novo (PT-PI) declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro não deveria receber anistia, mas sim uma “punição exemplar”, se referindo a operação da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a Bolsonaro, em Brasília.
“Chega! Não cabe anistia, e sim punição exemplar para todos que devaneiam contra o Estado de Direito e nossa soberania, que nos custou caro!”, afirmou o parlamentar em uma postagem no X
Fábio Novo também elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que investigam os supostos atos antidemocráticos. “Viva, Alexandre de Moraes!”, declarou.
Operação contra Bolsonaro
Na manhã da última sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a Bolsonaro, em Brasília. A operação resultou na apreensão de aproximadamente 14 mil dólares, R$ 7 mil em espécie e um pen drive escondido. As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Além do uso de tornozeleira eletrônica, as chamadas “medidas restritivas” impostas ao ex-presidente incluem a proibição de acesso às redes sociais, recolhimento domiciliar das 19h às 6h (inclusive nos fins de semana), proibição de comunicação com embaixadores e diplomatas estrangeiros, além de restrição de contato com outros réus e investigados pelo STF.
Desde fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da PF, o ex-chefe do Executivo já havia tido o passaporte retido. Segundo a PF, Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo relacionado à tentativa de golpe, e suas ações podem caracterizar coação no curso do processo, obstrução da Justiça e ataque à soberania nacional.
GP1