Deputados aprovam audiência para debater transposição do São Francisco para o Piauí
Os deputados aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (05/08), requerimento de Franzé Silva (PT) para a realização de uma audiência pública que vai debater a inclusão do Piauí no projeto de transposição do rio São Francisco. A expectativa é que o espaço aconteça no dia 18 de agosto, na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, com presença de uma equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Franzé Silva lembrou que a obra é uma dívida que o Governo Federal tem com o Piauí. “Quando foi feito o projeto original da transposição do Rio São Francisco, o projeto contemplava três eixos: norte, leste e oeste. O Governo Federal viabilizou o eixo norte e o eixo leste, contemplando os estados do Rio Grande do Norte, do Ceará, da Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Esses estados estão hoje com os raios da transposição abastecidos com água de qualidade”, destacou.
Ele acredita que a obra vai garantir não apenas segurança hídrica, mas também viabilizar desenvolvimento econômico para os piauienses atendidos. “Não é só a questão de ter água para as pessoas, é a questão econômica. Nós temos, do lado do Piauí, uma terra similar ao que existe em Pernambuco e na Bahia. Hoje, essa região é a maior produtora de fruticultura irrigada. É isso que nós, também, queremos para o Piauí”, defendeu Franzé Silva.
O parlamentar convidou todas as lideranças políticas do estado a se unirem na causa, lembrando da participação do deputado licenciado Bessah (PP) na iniciativa, e do trabalho do deputado federal Júlio Arcoverde (PP) enquanto relator do Orçamento da União, que incluiu verbas para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social da transposição do eixo oeste.
“Essa Casa deu o primeiro passo, que foi o evento Águas no Sertão. Agora, é uma determinação política do Piauí. Nós precisamos colocar no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) essa transposição para que o Piauí possa ser justiçado. Não dá para ter os estados nordestinos atendidos e o Piauí esquecido. Nós vamos unir as forças. Precisamos colocar esse projeto para funcionar e trazer benefícios para o Piauí”, reforçou Franzé Silva.
180