Detran disponibilizará 99% dos serviços veiculares em nova plataforma online até junho, diz diretora-geral
Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta segunda-feira (26), a diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), Luana Barradas, explicou as mudanças que estão sendo implementadas no sistema do órgão. Segundo a gestora, mais de 60 serviços relacionados a veículos serão unificados em uma única plataforma.
“Quando assumimos o Detran, recebemos o órgão com mais de 60 sistemas. Para evoluirmos e inovar na área de tecnologia, oferecendo um bom atendimento ao nosso usuário, com mais celeridade, agilidade e menos burocracia, decidimos substituir todos os sistemas por uma única plataforma”, disse.
De acordo com a diretora-geral, o novo sistema irá simplificar os processos e oferecer mais agilidade ao cidadão que busca serviços do órgão. “Além de nos dar condições de inovar e agilizar os serviços, também reduzimos a probabilidade de instabilidade no sistema”, ressaltou.
Com a nova plataforma, a população terá acesso a serviços como emissão de documentos, pagamento de taxas e até transferência de veículos pela internet, sem a necessidade de comparecer presencialmente ao Detran-PI. A expectativa é que todos os serviços estejam completamente online até o final de junho.
“A partir do momento em que tivermos essa nova plataforma, 99% dos serviços relacionados a veículos poderão ser feitos de casa. Estamos implantando essa plataforma, e futuramente vamos conseguir aprimorá-la para que o cidadão possa, por exemplo, transferir seu veículo após a venda, diretamente de casa”, pontuou.
A nova plataforma também será integrada à base nacional da Carteira Digital de Trânsito (CDT), permitindo que multas e outras informações estejam sincronizadas em tempo real. A autarquia já aderiu ao programa federal que prevê descontos de até 40% para pagamento antecipado de infrações.
cidade verde