Doença misteriosa no Congo mata 143 pessoas; OMS e autoridades investigam o surto
Uma doença desconhecida causou a morte de 143 pessoas na província de Kwango, no sudoeste da República Democrática do Congo, durante o mês de novembro.
Os pacientes apresentam sintomas gripais, como febre alta e intensas dores de cabeça, segundo Remy Saki, vice-governador da província, e Apollinaire Yumba, ministro da Saúde, em declarações feitas nesta segunda-feira (02/12).
Uma equipe médica foi deslocada para a região de Panzi, onde amostras estão sendo coletadas e analisadas para identificar a origem da doença. “Panzi é uma zona de saúde rural, portanto, há um problema com o fornecimento de medicamentos”, explicou Cephorien Manzanza, líder da sociedade civil, destacando que o número de infectados continua a crescer rapidamente.
Mulheres e crianças são as mais atingidas, relatou um epidemiologista local. A falta de acesso ao tratamento faz com que muitos doentes morram em suas casas, acrescentaram Saki e Yumba. Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou na terça-feira que a entidade já havia sido notificada sobre o surto na semana anterior e está colaborando com o Ministério da Saúde Pública do Congo para aprofundar as investigações.
180