“É uma injustiça o que estão fazendo comigo”, declara Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (17), em entrevista à imprensa, que se sente injustiçado com o julgamento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada após reunião com aliados no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em Brasília.
“É uma injustiça o que estão fazendo comigo, com as pessoas que estão presas. Ninguém tentou dar um golpe”, disse o ex-presidente. Bolsonaro ainda se defendeu das acusações relacionadas aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. “Eu estou sendo também processado por depredação de patrimônio. Eu estava nos Estados Unidos”, declarou o ex-chefe do Executivo.
Na última terça-feira (15), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de Bolsonaro pelos crimes de liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência. As acusações também envolvem grave ameaça ao patrimônio da União, com prejuízos consideráveis e danos a bens tombados.
O julgamento de Bolsonaro e de seus aliados no STF pode ocorrer entre os meses de agosto e setembro. De acordo com a Corte, os prazos seguem correndo normalmente durante o recesso do Judiciário em julho. A previsão é que todas as alegações estejam concluídas até o dia 11 de agosto.
GP1