Em 2021, Teresina era a capital do país onde a população tinha maior sensação de insegurança

Em 2021, a capital do país onde a população maior de 15 anos de idade manifestou maior sensação de insegurança com o bairro onde residia foi Teresina, para cerca de 58,3% daqueles moradores. A média da sensação de insegurança observada para o restante da população do país foi de 26,8%, o equivalente a cerca de 46% do indicador registrado para Teresina. Essas informações constam da Síntese de Indicadores Sociais 2023 do IBGE, que busca traçar um perfil das condições de vida da população brasileira, com o intuito de subsidiar com indicadores todas as instâncias de governo, a fim de que possam planejar políticas públicas mais assertivas no campo social, dentre eles o da segurança pública.

Após Teresina, as capitais do país onde a população manifestou maior sensação de insegurança com o bairro onde residia foram Macapá (AP), com 57,8%, e Manaus (AM), com 55%. Por sua vez, os menores indicadores de sensação de insegurança ficaram com Belo Horizonte (MG), com 25,1%, e Florianópolis (SC), com 10,3%.

FOTO: REPRODUÇÃO

Ao analisarmos a questão da insegurança sob a ótica das unidades da federação, temos que o estado do Amapá foi aquele no qual a 48,1% da população manifestou a maior sensação de insegurança com o bairro onde residia, seguido pelo estado do Amazonas, com 46% da população. Os estados com a menor sensação de inseguraça foram Minas Gerais, com 18,1%, e Santa Catarina, com 9,9%. No Piauí cerca de 30% da população informou sentir-se insegura no bairro onde residia, o que deixou o estado na 13ª. posição dentre as unidades da federação, e com praticamente a metade do indicador de insegurança registrado em Teresina.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *