Enem: confira o que é permitido e proibido no dia da prova
Neste domingo (2), será realizado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor de Operações Escolares, Neto Ceará, explicou os itens permitidos e proibidos para os candidatos.
“Dois itens são essenciais: a caneta esferográfica preta de material transparente e um documento oficial de identificação com foto, que não pode ser carteira de estudante ou crachá. Caso o documento esteja danificado ou de difícil identificação, o candidato passará por uma entrevista com o fiscal, que incluirá uma foto e o preenchimento de um formulário. Mesmo assim, poderá realizar a prova”, orientou o diretor.
Lanches, água e medicamentos também são permitidos, mas passam por vistoria dos fiscais de sala. Neto Ceará reforçou o cuidado com aparelhos eletrônicos. Vale ressaltar que não é permitido usar óculos escuros, chapéus, gorros, viseiras ou itens semelhantes.
“Muito cuidado com celulares e outros eletrônicos. Ao entrar na sala, desligue o celular, coloque-o em um envelope lacrado e o posicione embaixo da cadeira. Se o aparelho tocar, soar um alarme ou emitir qualquer som, o candidato será eliminado. Minha recomendação é evitar levar o celular, para não arriscar uma eliminação por algo tão simples”, aconselhou.
Ele destacou ainda que candidatos não podem conversar entre si na sala de prova: “Os portões abrem às 12h, no horário de Brasília, e fecham pontualmente às 13h. A prova começa às 13h30, então, nesse período inicial na sala, o candidato deve evitar qualquer conversa, sob risco de eliminação; a comunicação é restrita ao fiscal de sala”, finalizou o diretor.
cidade verde