Escola integral é inaugurada em assentamento do MST em Teresina
O governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, inauguraram na manhã desta terça-feira (07) a reforma e modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucas Meireles Alves, localizado no Assentamento 17 de Abril, na Chapadinha Sul, zona rural de Teresina. O investimento ultrapassa R$ 2,2 milhões.
A nova estrutura do CETI conta com salas climatizadas, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca reformada, refeitório, vestiários, quadra poliesportiva coberta e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de espaços voltados à saúde digital e à prática esportiva. A unidade atende mais de 100 estudantes do Ensino Médio, com oferta de educação em tempo integral e curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
O governador Rafael Fonteles destacou que o objetivo é garantir as mesmas condições estruturais e pedagógicas das escolas da capital para os estudantes da zona rural.
“Atender a todos sem deixar ninguém para trás, esse é um princípio que seguimos e não é diferente na educação. Nós estamos aqui na zona rural sul de Teresina, no assentamento 17 de Abril, e eles agora contam com uma escola no mesmo padrão de qualidade de outras que já entregamos na zona urbana da capital. Aqui tem quadra coberta, refeitório, salas climatizadas, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e sala de atendimento educacional especializado”, afirmou.
Rafael Fonteles ressaltou ainda que a unidade fortalece a educação do campo com foco na agricultura e na formação técnica.
“Temos todos os espaços para garantir uma boa aprendizagem e, no caso, uma educação do campo fortalecida. Essa comunidade é vocacionada para a agricultura, e a escola conecta a formação técnica à realidade local”, disse o governador.
O secretário Washington Bandeira classificou a entrega como simbólica e representativa da política de inclusão educacional do estado.
“É uma prova concreta de que o governo do Rafael Fonteles realmente governa e cuida de todos e todas sem deixar ninguém para trás. É uma revolução que está acontecendo na escola pública do Piauí em todos os cantos, tanto na zona urbana como na zona rural”, afirmou.
Washington Bandeira destacou ainda o protagonismo dos alunos, que desenvolveram a plataforma digital “Raízes Conectadas” para integrar tecnologia e agricultura familiar, otimizando a merenda escolar. O projeto venceu o Seduckathon 2025 e garantiu aos estudantes um intercâmbio educacional em Singapura no início de 2026.
“São alunos que estão participando e vencendo Olimpíadas do Conhecimento e desenvolvendo soluções para o fortalecimento da agricultura familiar. Essa escola simboliza bem essa transformação”, concluiu o secretário.