Esquerda conquista 135 prefeituras em cidades que votaram em Bolsonaro em 2022
Nas eleições municipais de 2024, a esquerda obteve vitórias em 135 cidades brasileiras que, em 2022, haviam apoiado Jair Bolsonaro (PL). Um exemplo notável é Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul, onde o Partido dos Trabalhadores (PT) superou o Partido Liberal (PL) na disputa pela prefeitura, revertendo o cenário anterior, em que Bolsonaro havia conquistado 78% dos votos válidos. Com informações de Metrópoles.
Das prefeituras ganhas pela esquerda, 52 são do Partido Socialista Brasileiro (PSB), 52 do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e 31 do PT. Esse levantamento foi feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de cidades (52) que mudaram de mãos, seguido pelo Espírito Santo (16/10) e Minas Gerais (14/10). Essa mudança no cenário político reflete uma reacomodação na política brasileira, impulsionada, em parte, pela transição no governo federal, que, apesar de se posicionar como mais de centro, é identificado com a esquerda.
O professor Rodrigo Horochovski, da Universidade Federal do Paraná, observa que essa reacomodação é uma resposta às mudanças no cenário político nacional, especialmente após o crescimento de figuras consideradas “antissistema” em 2018. Ele destaca que o atual governo, embora centrado, tem uma forte influência sobre a dinâmica eleitoral, permitindo que a esquerda se beneficie desse novo contexto.
No primeiro turno das eleições, mais de 120 milhões de brasileiros votaram para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios. Contudo, mais de 50 cidades terão que voltar às urnas em (27/10) para o segundo turno, incluindo 15 capitais, conforme prevê a legislação eleitoral para municípios com mais de 200 mil eleitores.
180