Estudante produz mudas nativas e refloresta áreas atingidas por incêndio no Piauí

Após ajudar no combate ao incêndio florestal em Sussuapara no ano passado, o estudante Edilberto Júnior, de 17 anos, está reflorestando por conta áreas degradadas nas serras do Saquinho e do Jacú, na zona rural do município localizado a 314 km de Teresina. Com auxílio do pai, o bioquímico Edilberto Rocha, o jovem já realizou o plantio de 200 mudas de espécies nativas da caatinga.

“No ano passado, no verão, veio um incêndio e queimou tudo na serra. Comecei a preparar as mudas no período das férias. Estava aproveitando que eu tinha tempo e todo dia estava preparando as mudas. Agora em janeiro, que começou o período chuvoso, começamos a levar as mudas para a serra para ir plantando”, relatou o adolescente ao Cidadeverde.com.

Com mais outras 800 já preparadas para o replantio, Edilberto Júnior explicou que o intuito é sensibilizar outras pessoas e o poder público a realizarem ações semelhantes. “Para recuperar as áreas afetadas pelo fogo e ajudar a reflorestar, porque se não tiver intervenção, vai continuar degradado. A ideia é que essa ação também possa sensibilizar as pessoas a terem essa atitude também”, disse.

Na época do incêndio, Edilberto Júnior liderou uma equipe que atuou no combate às chamas e deu entrevista para a TV Cidade Verde Picos explicando o trabalho para conter o avanço do fogo na região. “Nas áreas que as chamas eram mais baixas, puxávamos matéria orgânica para dentro do fogo. Em áreas mais altas por causa da fumaça e calor, fazíamos um aceiro e lançava o contra-fogo”, explicou o estudante.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *