Estudo acha metais tóxicos em absorventes internos
Pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, revelaram descobertas preocupantes sobre a presença de metais tóxicos em absorventes internos de marcas renomadas. Publicado na Environment International, o estudo encontrou chumbo em todos os 30 tampões testados de 14 marcas diferentes, incluindo algumas orgânicas. Além do chumbo, foram detectados níveis elevados de arsênio e cádmio em parte das amostras.
A pesquisa amplia o debate sobre os riscos associados ao uso desses produtos, amplamente utilizados por entre 50% e 80% das pessoas que menstruam nos Estados Unidos. Segundo os cientistas, a mucosa da região íntima pode facilitar a absorção de substâncias químicas, incluindo metais, aumentando a preocupação com os potenciais impactos à saúde.
Embora ainda não haja evidências conclusivas de danos diretos à saúde decorrentes desses metais em absorventes internos, os pesquisadores enfatizam a necessidade urgente de mais estudos para avaliar os riscos reais para os usuários. Jenni Shearston, principal autora do estudo, destaca a escassez de pesquisas específicas sobre o tema até o momento.
A comunidade científica sugere que a contaminação por metais pode ocorrer desde as matérias-primas até o processo de fabricação dos absorventes, embora não haja confirmação sobre a origem exata desses contaminantes.
Fonte: UOU