Famílias em situação de risco são orientadas a saírem de moradias em Picos
No último sábado (04) a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS), o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), visitaram famílias que residem em área de risco na cidade. Com as fortes chuvas e a probabilidade de novos temporais, as instituições se uniram em força-tarefa para orientar a população a deixarem as moradias no bairro Paroquial, na eminência de evitar desastres.
Na ocasião, nenhuma das seis famílias visitadas, apesar da orientação, deixou imóvel. Um ônibus escolar havia sido disponibilizado para fazer a remoção das pessoas.
Caminhão do 3º BEC foi disponibilizado para retirada dos pertences das famílias
O secretário interino de Assistência Social, Luzifrank Sousa, ressaltou que as famílias foram orientadas sobre as condições das moradias que não oferecem segurança na ocorrência de temporais.
“As pessoas não alegaram uma justificativa fundamentada. Elas querem permanecer em casa. Nosso querer também é o de que eles permanecessem em casa, mas se houvesse segurança, o que não há no momento. Elas precisam ter conscientização de que, neste primeiro momento, o melhor a se fazer é sair de casa. Entendemos que não é uma situação confortável, mas é para resguardar a vida delas”, disse o secretário de Assistência Social, Luzifrank Júnior.
A Prefeitura Municipal disponibilizou um abrigo, uma escola no bairro São José, que reformada e equipada com colchões e alimentos para as famílias.
O segurança, Gilmar José Francisco, explicou que a ação apesar de bem-intencionada não resolve o problema e, por esse motivo, preferiu não sair da casa onde mora.
“Eu recusei não sair da minha casa, pois a ação, apesar de bem-intencionada, não resolve o resolve o problema que a minha família enfrenta”, disse o segurança.
Mesmo diante das recusas, o alojamento permanece aberto para quem mudar de decisão. As equipes também seguem de prontidão para agir em caso de emergência, já que a previsão do tempo indica a possibilidade de mais chuvas nos próximos dias. Caso alguma família opte pela remoção, deve acionar o Corpo de Bombeiros, através do número 86 9 9429-7268.
cidade verde