Fenômeno da “Lua Cheia do Veado” ocorre nesta quinta-feira

A Lua cheia de julho, tradicionalmente chamada de “Lua Cheia do Veado”, terá início no entardecer desta quinta-feira (10) e ficará visível durante toda a noite. Este fenômeno lunar será o mais distante do Sol em 2025, acontecendo logo após o afélio, ponto em que a Terra está mais afastada do astro-rei.

Devido a essa condição, a Lua apresentará uma aparência maior e com tons mais avermelhados ou alaranjados em comparação às Luas cheias comuns. O ápice do fenômeno está previsto para às 17h30, horário de Brasília, embora o melhor momento para observação no Brasil seja após o pôr do sol.

Foto: Igo Estrela/Divulgação
Lua do Veado, fenômeno lunar

Lua do Veado, fenômeno lunar

O nome “Lua do Veado” tem origem nos povos indígenas da América do Norte, que nomeavam as fases lunares conforme eventos naturais sazonais. A designação está relacionada ao período em que os veados do Hemisfério Norte começam a desenvolver novos chifres.

Além do nome “Lua do Veado”, o fenômeno também é conhecido como “Lua do Trovão”, em referência às tempestades típicas desse período na América do Norte, e “Lua das Ervas”, termo de origem celta que indica o tempo adequado para a colheita de plantas medicinais.

Outros fenômenos lunares e eclipses previstos para 2025

Além da chamada Lua Cheia do Veado, o segundo semestre de 2025 reserva outros fenômenos de destaque. Entre eles, estão três superluas e dois eclipses, embora nenhum desses visíveis do Brasil.

Superluas

A superlua ocorre quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, ponto em que o satélite natural está mais próximo da Terra. Nessa configuração, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.

Em 2025, estão previstas três superluas, com datas marcadas para:

– 6 de outubro

– 5 de novembro

– 4 de dezembro

Eclipses

Dois eclipses devem ocorrer ainda neste ano, mas ambos não serão visíveis a partir do território brasileiro.

– 7 a 8 de setembro: Eclipse lunar total

– 21 de setembro: Eclipse solar parcial

O eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar. Já no eclipse lunar, é a Terra que se posiciona entre o Sol e a Lua. Nessa configuração, a sombra projetada pelo planeta escurece total ou parcialmente a superfície lunar.

GP1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *