Fernando Haddad critica Nikolas: crise do Pix foi “fake news de um moleque”
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou, nesta sexta-feira (21/02), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), atribuindo a ele a disseminação de desinformação sobre a chamada “crise do Pix”. Em entrevista, Haddad classificou o caso como “fake news de um moleque”. Com informações do Metrópoles.
A polêmica teve início com a divulgação de uma instrução normativa da Receita Federal, que previa o repasse de informações sobre transações via Pix que somassem R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. O órgão esclareceu que a medida não representava uma nova taxação, já que a Constituição proíbe imposto sobre movimentações financeiras. Diante da repercussão negativa, o governo revogou a norma em 15 de janeiro.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) também desmentiram boatos sobre a cobrança do Pix e afirmaram que a regra apenas formalizava um procedimento já existente.
Durante a entrevista, Haddad também comentou sobre uma reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (16/02), na qual integrantes do governo discutiram o impacto da crise do Pix e outras medidas na popularidade do governo. O ministro negou que tenha sido alvo de críticas internas e afirmou que “não seria razoável” colegas de ministério o responsabilizarem na sua ausência.
Haddad ainda disse acreditar que a polêmica foi motivada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Se essa for a crítica que as pessoas vão fazer à Fazenda, estou bem na foto”, declarou.