Fraude no INSS: como descobrir se você teve valores descontados e o que fazer
A Polícia Federal e a CGU deflagraram nesta quarta-feira (23) uma operação contra um esquema bilionário de fraudes no INSS. Entre 2019 e 2024, associações teriam desviado até R$ 6,3 bilhões cobrando mensalidades indevidas de aposentados e pensionistas, sem autorização.
Os serviços oferecidos, como descontos em academias e planos de saúde, eram falsos, e as assinaturas dos beneficiários, forjadas, segundo o ministro da CGU, Vinícius Carvalho.
Como saber se tive valores descontados?
Para verificar possíveis descontos indevidos, aposentados e pensionistas devem consultar o extrato de pagamentos do INSS. O documento detalha todas as deduções, incluindo empréstimos consignados e mensalidades associativas.
Veja o passo a passo
- Acesse o app ou site Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique em “Extrato de benefício”
- Em seguida, clique sobre o número do benefício
- Na próxima tela, irá aparecer o extrato
- Basta, então, verificar descontos de mensalidades associativas
Como excluir cobrança indevida?
Caso identifique um desconto desconhecido no benefício, o aposentado ou pensionista pode solicitar a exclusão da mensalidade associativa pelo aplicativo, ou site do Meu INSS, ou ainda pela Central 135.
Confira o passo a passo para excluir a cobrança:
- Entre no app “Meu INSS”
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique no botão “novo pedido”
- Digite “excluir mensalidade”
- Clique no nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
Para bloquear o benefício para as associações, para que elas não consigam realizar os descontos de mensalidade, é preciso seguir as orientações abaixo:
- Entre no Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- No campo de pesquisa da página inicial , digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
O beneficiário também pode entrar em contato diretamente com a associação para registrar uma reclamação e solicitar o reembolso das cobranças indevidas. Para obter o ressarcimento, o aposentado ou pensionista deve seguir os seguintes passos:
- Ligar para o telefone 0800 da entidade, cujo número aparece no holerite
- Enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br e informar a retirada indevida
- Abrir uma ocorrência na Ouvidoria do INSS para dar início ao ressarcimento
- Protocolar um pedido de ressarcimento pelo app ou site Meu INSS ou ir a uma agência
- O pedido de ressarcimento pode ser acompanhado pelo aplicativo ou pelo telefone 135.
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