Gleisi rebate críticas de governadores a projeto sancionado por Lula
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), usou as redes sociais para defender a aprovação presidencial do projeto de lei referente à dívida dos estados com a União. Ela classificou as críticas feitas por governadores como “injustas, oportunistas e demagógicas”.
“Zema, Castro e Leite, que fizeram os ataques recentes, participaram diretamente das negociações com a Fazenda, assim como Tarcísio e Caiado, e foram atendidos em tudo que era possível e razoável. Mas preferem fazer politicagem ao invés de pensar na população de seus estados”, afirmou Gleisi.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na última terça-feira (14/01), o projeto de renegociação das dívidas dos estados, com vetos a alguns trechos do texto aprovado pelo Congresso Nacional.
Conforme o governo federal, os pontos vetados poderiam acarretar impacto direto nas contas públicas, ou seja, poderiam reduzir as receitas ou aumentar as despesas federais.
Os governadores manifestaram descontentamento com as mudanças realizadas no texto, que foi elaborado em conjunto pelos estados, o Ministério da Fazenda e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e autor da proposta.
O Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) estabelece que os estados podem renegociar seus débitos com condições de juros reduzidos e optar por parcelar os valores em até 30 anos.
A possibilidade de veto a partes do projeto já havia sido sinalizada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o presidente foi orientado pelos integrantes da Esplanada a rejeitar os trechos que comprometeriam as contas públicas.
Fonte: Metrópoles