Golpe de falso anúncio de carro: Polícia do Piauí prende 4 em operação no MT
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), deflagrou nesta sexta-feira (1º) uma operação para combater golpes aplicados pela internet. Com o apoio da Polícia Civil de Mato Grosso, quatro pessoas foram presas por envolvimento em fraudes eletrônicas, nas cidades de Nova Maringá, Cáceres, Várzea Grande e Cuiabá.
As ordens judiciais, expedidas pela Central de Inquéritos de Teresina, incluem mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias ligadas aos investigados, com o objetivo de garantir o ressarcimento às vítimas.
Segundo as investigações, os suspeitos fazem parte de um grupo criminoso especializado em criar falsos anúncios de veículos. Eles enganavam compradores e vendedores, se passando por intermediários e induzindo as vítimas a realizarem transferências bancárias para contas dos golpistas.
“As vítimas se encontravam acreditando estar negociando diretamente entre si, quando na verdade estavam sendo manipuladas por terceiros”, explicou a DRCI.
Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato eletrônico (art. 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do CP).
A Delegacia de Crimes de Informática reforça o alerta à população sobre os perigos de anúncios em sites e redes sociais, principalmente quando as ofertas parecem vantajosas demais. A recomendação é sempre verificar a procedência do anúncio e desconfiar de negociações fora das plataformas oficiais.
cidadeverde