Governador defende manutenção da bancada: “O Piauí não pode perder vagas”
O governador Rafael Fonteles defendeu a manutenção da bancada federal de dez deputados e a derrubada do veto do presidente Lula, que rejeitou o aumento do número de deputados na Câmara Federal. A expectativa de deputados e senadores do Piauí é que, com o retorno do recesso, as articulações avancem no Congresso para evitar prejuízos políticos ao estado
Os congressistas aprovaram, no final de junho, o texto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais, evitando que o Piauí perdesse duas cadeiras na Câmara Federal e, consequentemente, seis cadeiras na Assembleia Legislativa do Piauí. A redução poderia trazer prejuízos tanto de representatividade quanto de recursos direcionados por emendas parlamentares.
Rafael Fonteles criticou a possível redução:
“Está em discussão no Congresso. Vamos esperar o trâmite dessa questão legislativa para a gente poder se pronunciar. É claro que eu defendo que o Piauí não pode perder vagas, porque é perda de representatividade e perda de recursos para o povo do Piauí. Então, defendo a manutenção das dez vagas de deputados federais para o estado do Piauí”, afirmou.
O gestor falou também sobre a eleição do Partido dos Trabalhadores, que elegeu João Pereira para a presidência do diretório municipal da sigla.
“O processo de eleição direta para presidente municipal, estadual e nacional foi muito bem conduzido. A eleição passou, e agora todos os grupos do partido se unem para formar, inclusive, os diretórios. Ou seja, mesmo quem perdeu a eleição contribui com a formação do diretório, fortalecendo a unidade do partido após as eleições diretas”, finalizou.
cidadeverde