Governador participa de restituição de celulares e anuncia 400 vagas na Polícia
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) está restituindo 167 celulares na manhã desta segunda-feira (1º), em Teresina. Os aparelhos foram recuperados durante ações policiais. A devolução ocorre no auditório da SSP Piauí, localizado no bairro São Cristóvão, zona leste da capital.
Presente na solenidade, o governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), destacou os resultados do programa “Meu Celular de Volta”, que já devolveu mais de 13 mil aparelhos roubados ou furtados à população piauiense.
A iniciativa, desenvolvida no Estado, foi incorporada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como protocolo nacional de recuperação de celulares.
“O trabalho foi feito de uma maneira tão consolidada que se transformou em uma política pública replicável, que os outros podem aprender aqui e implementar em seus estados”, afirmou o governador, enaltecendo a “inteligência piauiense”, destacou.
Os convocados por meio do edital de chamamento público, disponível no site da SSP, devem apresentar um documento de identificação com foto, a nota fiscal e a caixa do dispositivo, além do boletim de ocorrência (BO) que registre o furto ou roubo, se houver.
Segundo o governador, o trabalho coordenado pela Secretaria de Segurança, sob a liderança do secretário Chico Lucas, conseguiu reduzir em mais de 50% os índices de roubos e furtos de celulares no Estado.
“Hoje, o número de aparelhos devolvidos já supera o de celulares roubados. Além de recuperar os bens, conseguimos desestimular a cadeia criminosa”, pontuou.
A metodologia é resultado de um trabalho conjunto entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário e operadoras de telefonia, garantindo rapidez na identificação dos aparelhos irregulares e na notificação dos usuários.
“Nós mostramos que inovar é pensar fora da caixa. O Piauí conseguiu, com menos recursos que outros estados, desenvolver uma tecnologia eficaz. Nem as big techs apresentaram solução semelhante”, acrescentou.
Foto: Ascom/ SSP-PI
Concursos na segurança pública
Durante o evento, o governador também anunciou que será publicado neste mês de setembro o edital de concurso para a Polícia Civil, com 400 vagas distribuídas entre delegados, oficiais investigadores e peritos. Destas, 200 serão para nomeação imediata e 200 para cadastro de reserva.
O governador acrescentou que, ainda este ano, haverá edital para a Polícia Militar e início da formação de novas turmas de bombeiros militares e policiais penais. A meta do governo é alcançar 4 mil novos profissionais incorporados às forças de segurança até o final de seu mandato.
Foto: Ascom/ SSP-PI
Delegacia do Menor Infrator
Ainda durante a solenidade, o governador aproveitou o momento para explicar o decreto publicado em agosto, que extinguiu a Delegacia de Segurança e Proteção ao Menor. De acordo com ele, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente segue funcionando normalmente, enquanto a antiga estrutura voltada ao menor infrator foi incorporada a outras delegacias especializadas, com o objetivo de dar maior agilidade à elucidação dos crimes.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, explicou que as delegacias especializadas seguem atuando também nos casos que envolvem menores infratores.
“As investigações vão seguir como já funcionavam. As delegacias especializadas, como o Draco, Denarc, DHPP e outras, já atuavam em casos envolvendo menores e maiores. O problema é que havia uma postura, ao nosso ver equivocada, da promotora de Justiça da Infância e Juventude, que demorava em seus pareceres, o que acabava atrapalhando as investigações”, explicou.
Sobre o programa de recuperação de celulares, o governador destacou que ele representa a capacidade do Estado de criar soluções inovadoras com poucos recursos.
“O Piauí mostrou que tem cabeças pensantes, que implementam políticas públicas capazes de servir de modelo a outros estados. Já conseguimos devolver milhares de aparelhos e reduzir drasticamente os crimes de roubo e furto de celulares”, concluiu.
cidadeverde