Governador Rafael Fonteles viaja para o Oriente Médio nesta sexta (23)
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), embarca no dia 23 de maio para uma missão oficial no Oriente Médio, que inclui visitas ao Catar, aos Emirados Árabes Unidos e à Arábia Saudita. A viagem integra a agenda do Consórcio Nordeste, do qual Rafael é presidente, e tem como principal objetivo atrair investimentos estrangeiros para projetos estratégicos nos estados da região. Durante sua ausência, o vice-governador Themístocles Filho (MDB) assumirá o comando do Palácio de Karnak. O retorno de Fonteles está previsto para o dia 31 de maio.
Rafael destacou que o Piauí terá como foco o polo industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, voltado para a indústria verde, e o polo agroindustrial do Cerrado, com ênfase na produção de bioenergia. O governador pontuou que os três países visitados possuem ampla disponibilidade de recursos e vêm demonstrando interesse em parcerias internacionais voltadas à infraestrutura e à energia limpa.
“Os nove estados do Nordeste estarão representados nesta missão internacional e o objetivo é atrair investimentos. Esses países — o Catar, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita — têm muitos recursos em seus fundos soberanos e nas empresas estatais. E estão dispostos a investir, sobretudo, em energia, infraestrutura e também em turismo. Esperamos, portanto, receber esses investimentos a partir da apresentação dos projetos prioritários do Nordeste. No caso do Piauí, estamos focando muito no polo industrial da ZPE de Parnaíba, na área de indústria verde, e no polo do Cerrado, na área de agroindústria, sobretudo na parte de bioenergia. Então, apresentaremos os projetos e esperamos que haja interesse dos fundos soberanos e das empresas desses países pelos nossos projetos”, destacou Rafael.
Os encontros com investidores públicos e privados desses países têm como prioridade buscar recursos para áreas como infraestrutura, transição energética e turismo. Os governadores e representantes dos estados envolvidos apresentarão projetos considerados prioritários, com potencial para captar recursos dos fundos soberanos e das empresas estatais das nações visitadas.
Estão confirmadas as participações dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Paulo Dantas (Alagoas) e Jerônimo Rodrigues (Bahia), além dos vice-governadores de Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Pernambuco será representado por uma equipe técnica, enquanto o Maranhão é o único estado nordestino que não enviará representantes à missão. Os estados estão preparando individualmente seus portfólios de projetos, que serão apresentados em conjunto.
Já está prevista uma nova rodada de agendas no segundo semestre, desta vez com destino à China.
GP1