Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca em cidades do Piauí

As cidades de Vera Mendes e Patos do Piauí, localizadas na região do semiárido do estado, tiveram a situação de emergência devido à seca reconhecida pelo Governo Federal nesta sexta-feira (11).

Na portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Defesa Civil Nacional também reconhece situação semelhante em outras oito cidades do Nordeste.

Continua após a publicidade..

Com o reconhecimento, os municípios piauienses poderão ser beneficiados com o repasse de recursos para o enfrentamento da seca, como na compra de cestas básicas, água e aluguel de caminhões-pipa.

Fonte: DOU

Na última quinta-feira (10), o governador Rafael Fonteles (PT) decretou situação de emergência em 85 municípios por conta de problemas relacionados à estiagem, principalmente no que diz respeito à distribuição de água.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Breno Moreno (Com informações do MIDR)
redacao@cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *