Governo Federal vai colocar mais etanol na gasolina para evitar alta de preços

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira (25) o aumento da mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%, a partir de 1º de agosto. Já no caso do biodiesel, o percentual sobe de 14% para 15%.

A medida tem como objetivo reduzir o impacto de possíveis altas no preço do petróleo, em meio ao conflito entre Irã e Israel — sendo o Irã um dos maiores produtores globais da commodity.

Segundo o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, a expectativa é de que a mudança resulte em uma redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina nos postos, já que o etanol, considerando a carga tributária, é mais barato que a gasolina A.

Mendes também destacou que o aumento da mistura torna o país menos vulnerável às oscilações do mercado internacional e contribui para que o Brasil avance na direção da autossuficiência em gasolina.

Cerca de um terço do petróleo global passa pelo estreito de Ormuz, no Irã, e um eventual bloqueio pode elevar os preços dos barris. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o aumento do etanol no biodiesel não deve impactar significativamente os preços nos postos.

A reunião extraordinária do CNPE foi realizada no Ministério, com participação do presidente Lula. O conselho reúne representantes de 16 ministérios, da EPE, da sociedade civil e do meio acadêmico, e auxilia o governo na formulação de políticas energéticas.

meionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *