Gustavo Petro classifica narcotraficantes como ‘trabalhadores’
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, voltou a gerar polêmica ao classificar nesta quinta-feira (23) operadores de barcos usados pelo narcotráfico como “trabalhadores”. A declaração repercutiu negativamente nas redes sociais e provocou críticas da oposição, que questiona a normalização do crime organizado pelo chefe de Estado colombiano. A fala ocorreu durante um discurso sobre a tensão diplomática entre Colômbia e Estados Unidos.
Petro criticou as operações da Guarda Costeira dos EUA no Mar do Caribe, que interceptam embarcações usadas para transportar drogas. Segundo ele, chamar os barqueiros de “traficantes de drogas” não seria correto linguisticamente. “Eles são ‘trabalhadores do tráfico de drogas’. Assim como há agricultores que acabam sendo abastecidos com insumos por meio de folhas de coca em troca de dinheiro e por causa da pobreza”, disse o presidente colombiano
Durante o pronunciamento, Petro mencionou especificamente um barqueiro da região de Santa Marta, afirmando que se trata de um pescador tradicional que pode ter transportado cocaína para os Estados Unidos por necessidade econômica. Para o presidente, a atuação do homem não caracterizaria crime, mas sim uma forma de subsistência diante da falta de recursos financeiros para outras atividades.
O colombiano também criticou a estratégia do ex-presidente Donald Trump, que autorizou bombardeios contra embarcações no Caribe. Petro afirmou que essas ações violam resoluções da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, alegando que ataques armados contra os barqueiros seriam injustificados.
Em reação, a senadora María Fernanda Cabal, do Centro Democrático, acusou Petro de justificar o crime organizado. “Chamar de ‘trabalhadores’ aqueles que colaboram com o tráfico de drogas é justificar a ilegalidade e diluir a responsabilidade”, afirmou a parlamentar, acrescentando que, com declarações como essas, o presidente colombiano se torna vulnerável às críticas do ex-presidente Trump.
gp1
