Hélice do avião de Jacinto Lay é encontrada em quintal de residência; PRF fará laudo do acidente
Uma das hélices do avião do médico Jacinto Lay, que fez pouso forçado no último domingo (8), foi encontrada no quintal de uma residência no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina. O equipamento é fundamental para a locomoção da aeronave e é peça importante na perícia que está sendo feita pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou hoje que irá fazer um laudo mostrando a dinâmica do acidente, que feriu o médico Jacinto Lay, 50 anos, e a manicure Kellianne Pereira Santos, 27 anos.
Como a colisão do avião com a parada de ônibus e veículos ocorreu em rodovia federal, a PRF acompanha o caso.
Antes do avião colidir com a van, moto e parada de ônibus na BR-316, no Lourival Parente, zona Sul de Teresina, o médico Jacinto Lay, que pilotava a aeronave, relatou para a torre de controle que a hélice tinha sacado do avião.
A gravação da conversa entre o piloto e a torre de controle do aeroporto de Teresina mostra o momento em que ele avisa que “perdeu a hélice” da aeronave enquanto voava.
A hélice foi localizada a 780 metros do local do acidente. A dona da residência ligou para a Polícia que levou a peça para ser periciada.
Os especialistas em aviação ouvidos pelo Cidadeverde.com destacam a habilidade e a calma de Jacinto durante o pouso forçado. Segundo eles, as manobras que Jacinto fez evitaram uma tragédia maior. Jacinto Lay é um piloto experiente e possui várias aeronaves. O avião monomotor pilotado por Jacinto é experimental e é para voos curtos contemplativos e de lazer.
Em um mês, o Ceripa deve divulgar um relatório preliminar. O foco da investigação é identificar o que levou o avião a perder a hélice.
PF e PC
A Polícia Federal informou nesta terça (10) que aguarda as informações da Polícia Civil para analisar se abrirá um inquérito para apurar as causas do acidente aéreo ou se ficará com a própria Civil.
Médico é transferido para São Paulo
Jacinto Lay foi transferido na madrugada desta terça-feira (10) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A transferência ocorreu por meio de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, por volta das 2h30. Ele foi acompanhado da esposa, irmãos e equipe médica.
A transferência do médico do Hospital São Marcos para São Paulo ocorreu após o seu quadro de saúde se estabilizar. Ele continua em coma induzido respirando com ajuda de aparelhos, devido o traumatismo cerebral.
A passageira Kellianne Pereira Santos atingida pela aeronave durante o pouso forçado, continua com quadro estável no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O estado dela é considerado grave e ela permanece na UTI.
cidade verde