Hemopi recebe mais de 4 mil doações de sangue e bate recorde para o mês de julho

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou nesta quarta-feira (10) que teve um recorde de doações para o mês de julho, fato que não acontecia há mais de 10 anos. Segundo o Hemocentro, durante todo o mês de julho, 4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi, localizadas em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos, para doar sangue, sendo que 4.090 conseguiram efetivar a doação.

Ainda de acordo o Hemopi, historicamente, os meses de férias são os períodos onde acontecem mais baixas, que podem chegar a até 30%, nos estoques de sangue de todo o país.

Continua após a publicidade..

“Tivemos mais de 4 mil doações efetivas, um recorde para o mês de julho, onde historicamente há uma queda no número de doações em decorrência do período de férias. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado por nossos colaboradores, parceiros e doadores que priorizam salvar vidas”, afirma o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Para atender a demanda hospitalar, já que o Hemopi é o único hemocentro público do Piauí, responsável por abastecer com hemocomponentes todos os hospitais da rede pública e parte da rede privada, é preciso coletar, em média, quatro mil bolsas de sangue mensalmente.

“O número de quatro mil bolsas de sangue coletas por mês é o quantitativo médio necessário para manter os estoques em níveis seguros. Graças ao empenho de toda a população e de todos os colaboradores do HEMOPI esses números vem sendo atingidos mensalmente desde maio do corrente ano, o que nos enche de gratidão”, afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Critério básicos para doação 

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal).
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *