Hospital de Picos realiza primeira cirurgia de alta complexidade para estabilização da coluna

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, realizou pela primeira vez uma cirurgia de artrodese de coluna lombar. O procedimento, realizado nessa quarta-feira (18), é indicado para estabilizar a coluna vertebral, e foi necessário após um homem de 40 anos, natural de Picos, sofrer uma queda de cerca de 5 metros. O pioneirismo desse procedimento de alta complexidade em Picos foi conduzido pelos neurocirurgiões Kássio Alencar e Marcílio Barbosa.

A cirurgia, que normalmente exigiria o deslocamento do paciente para Teresina, agora pode ser realizada diretamente em Picos, evitando o deslocamento para a capital, Teresina. Segundo a diretora-geral do HRJL, Ana Lígia Meira, esse avanço só foi possível graças aos investimentos da Secretaria de Saúde (Sesapi), na modernização e ampliação dos serviços oferecidos no hospital.

É um trabalho em prol da população, buscando a segurança e a recuperação do paciente, visto que a realização desses procedimentos no interior do estado evita o deslocamento para Teresina, muitas vezes exaustivo e complicado para os pacientes e familiares, destacou a diretora.

A descentralização da saúde no estado também foi ressaltada pelo superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, que enalteceu o esforço em expandir os serviços para além da capital afirmando que cada vez mais, o governo está investindo na descentralização da saúde para que procedimentos como esse sejam realizados em hospitais fora da capital, evitando a transferência de pacientes.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *