Inaugurada ponte que substitui travessia por balsa entre Piauí e Maranhão
Na manhã desta sexta-feira (5), foi inaugurada a ponte que liga os municípios de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, e Tasso Fragoso, no Maranhão. A obra substitui a antiga travessia feita por balsa e deve ampliar a mobilidade na região, além de facilitar o escoamento da produção agrícola do Matopiba – área formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A estrutura recebeu R$ 36 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, e foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A estimativa é de que cerca de 1.500 veículos utilizem diariamente a ponte, sendo a maioria caminhões de cargas.
Participaram da cerimônia o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, além de autoridades locais.
Segundo o Dnit, a nova ligação viária beneficia diretamente municípios do sul do Piauí, como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Currais e Bom Jesus, e garante acesso mais rápido à cidade de Santa Filomena, que passa a ter conexão direta com Tasso Fragoso.
Foto: DNIT
Mais investimentos
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de implantação da BR-330, no trecho que conecta Bom Jesus do Gurgueia (PI) a Tasso Fragoso (MA). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (5), durante a cerimônia de inauguração da ponte sobre o rio Parnaíba, que liga os municípios de Ribeiro Gonçalves (PI) e Tasso Fragoso (MA).
A pavimentação da rodovia federal será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e contará com investimento de aproximadamente R$ 700 milhões. A obra prevê a construção de quase 200 km de asfalto novo, consolidando um dos principais corredores logísticos do Matopiba.
Renan Filho destacou o impacto da nova ponte e da futura rodovia para o desenvolvimento regional. “Com essa estrutura, sai a balsa e entra a eficiência para a produção agrícola. Agora, produtores poderão compartilhar equipamentos, insumos e mão de obra com mais facilidade. Quem produz no Piauí terá acesso mais rápido ao Porto de Itaqui para exportar. Ganha o Matopiba, ganha o Brasil. Essa ponte vai encurtar o caminho do escoamento do agronegócio e gerar mais renda e riqueza para toda a região”, afirma o gestor.
cidadeverde