Incêndio em subestação no Paraná foi a causa do apagão nacional nesta madrugada
Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, provocou um apagão que atingiu estados de todas as regiões do país na madrugada desta terça-feira (14/10). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que, por volta das 0h32, a ocorrência causou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts de carga, afetando os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Com informações do Gente.
O problema teve início quando a subestação, responsável por uma operação de 500 kV, saiu do ar enquanto a região Sul exportava aproximadamente 5 mil MW para o Sudeste e Centro-Oeste. Moradores de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul e Amazonas relataram oscilações e quedas de energia com durações variadas — de poucos segundos até cerca de 20 minutos.
De acordo com o ONS, o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) foi acionado para estabilizar o sistema. O Nordeste teve interrupção de cerca de 1.900 MW, o Norte de 1.600 MW, o Sudeste de 4.800 MW e o Sul de 1.600 MW. A recomposição da energia começou minutos após o incidente, e todas as cargas foram restabelecidas em até 2h30. O órgão informou ainda que uma reunião com os principais agentes do setor será realizada nesta terça para avaliar as causas e medidas preventivas.