INMET Emite Alerta de Baixa Umidade para 15 Estados e o DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para 15 estados e o Distrito Federal devido à baixa umidade do ar.

Os estados afetados são Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.

Nessas regiões, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e pode afetar a saúde da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma umidade ideal em torno de 60%.

O INMET aconselha a população a manter uma boa hidratação, evitar atividades físicas e exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia. Também é recomendável o uso de hidratantes para a pele e a umidificação dos ambientes.

Detalhes Regionais:

  • Minas Gerais: A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) alerta que o Triângulo, Noroeste, Oeste e Sul do estado terão os níveis mais baixos de umidade. Recomenda-se o uso de roupas leves e o consumo de frutas e verduras.
  • Mato Grosso do Sul: O INMET emitiu alertas em níveis amarelo, laranja e vermelho, devido à baixa umidade que varia entre 8% e 20%. A Governadoria do Estado atribui a situação a uma onda de calor causada por uma massa de ar quente e seca.

A população deve ficar atenta às recomendações para minimizar os impactos da baixa umidade e proteger a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *