Instituto Opinar divulga nova pesquisa para Prefeitura de Teresina

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinar nos dias 30 de setembro e1º de outubro de 2024 em Teresina entrevistou 1.000 eleitores da cidade, com idade a partir de 16 anos. O levantamento apresentou uma margem de erro de 3,1% e um nível de confiança de 95% e foi divulgado nesta quinta-feira (3).

A pesquisa contratada pelo Jornal O Dia, está registrada com o número PI-009325/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na pesquisa espontânea para a eleição de prefeito, Fábio Novo(PT) lidera com 41,3% das intenções de voto, seguido por Silvio Mendes (União Brasil) com 37,3%. Dr. Pessoa (PRD) vem em seguida e teve 3% das menções.

O Professor Tonny (NOVO) teve 0,4%, Lourdes Melo (PCO) teve 0,3%, Telsírio Alencar (Mobiliza) e Francinaldo Leão (PSOL) ficaram com 0,40% cada um. Santiago Belizário (UP) e Geraldo Carvalho (PSTU) não pontuaram.

Ainda 10,2% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder, enquanto 7,3% votariam em branco ou nulo.

Estimulada

Já na pesquisa estimulada, Fábio Novo amplia a vantagem com 48,5%, contra 40,6% de Silvio Mendes. Outros candidatos como Dr. Pessoa obteve 3,7%, enquanto Professor Tonny conseguiu 1%, Lourdes Melo 0,6%, Telsírio Alencar 0,2%. Apenas 1,9% dos entrevistados declararam intenção de votar nulo ou branco, e 0,9% não souberam ou não quiseram responder. Francinaldo Leão e Santiago Belizário tiveram 0,10%. Geraldo Carvalho não pontuou.

Votos válidos

Considerando apenas os votos válidos na pesquisa estimulada, Fábio Novo lidera com 51,18% das intenções de voto, seguido por Silvio Mendes com 42,83%. Dr. Pessoa ficou com 3,09%. Professor Tony 1,05%. Já os outros tiveram menos de 1%. A pesquisa exclui os votos nulos, brancos e indecisos, focando apenas nos votos válidos para uma análise mais clara do cenário eleitoral.

No levantamento espontâneo sobre o sentimento de vitória, a maioria dos eleitores de Teresina acredita que Fábio Novo será o próximo prefeito da cidade, com 50,1% das menções. Silvio Mendes aparece em segundo lugar, sendo citado por 38,1% dos entrevistados. Uma parcela de 9,7% dos eleitores não soube ou não quis responder.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *