“Jamais abriria mão do equilíbrio fiscal do estado”, diz Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou nesta terça-feira (01) que jamais abrirá mão do equilíbrio fiscal do governo. Ele também acrescentou que estará disposto a fazer novos “cortes na carne” caso seja necessário. A equipe econômica aguarda o próximo repasse do primeiro decênio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que será no dia 10 de agosto com expectativa de normalização nas Finanças.

“O FPE de julho realmente nos surpreende e tem haver, ao meu ver com o lucro da estatais. Estamos aguardando o próximo dia 10 para avaliar se foi algo pontual e como sou precavido já tomei medida relacionadas a fonte do tesouro e jamais abrir mão do equilíbrio fiscal do estado, o governo sabe cortar na carne quando necessário. Ao primeiro sinal de receita abaixo do esperado, principalmente receita que o estado não controla como no caso do FPE”, afirmou.

Continua após a publicidade..

Rafael Fonteles pontuou que é sempre possível fazer reduções nas despesas nominais do estado, porém, descartou a possibilidade de mudanças no programa de investimentos do estado, cujo a maior parte da receita vem de operações de crédito.

“Sempre é possível medidas de redução de despesas correntes, o que não jamais podemos diminuir são as despesas de investimentos”, pontuou.

Recentemente, o chefe do Executivo anunciou corte de 15% em salários de secretários, superintendentes e comissionados.

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *