Lula afirma que 2025 é “ano da colheita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira, e afirmou que 2025 será um “ano de colheita”. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também destacou o resultado, ressaltando que o país continua crescendo acima das expectativas.

Lula comentou o desempenho da economia em suas redes sociais nesta sexta, afirmando que o crescimento gera mais empregos e renda para a população.

Tebet, por sua vez, enfatizou a contribuição dos setores de indústria e serviços para o crescimento da economia brasileira no ano passado. Em outra publicação, ela celebrou o aumento do PIB per capita, que subiu 3,0% em termos reais. Segundo a ministra, “agora é seguir avançando, combatendo a inflação para baratear o preço dos alimentos.”

desempenho dos investimentos e do consumo das famílias

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o resultado foi impulsionado pelo desempenho dos investimentos e do consumo das famílias. No entanto, o apetite por compras de bens e serviços diminuiu no último trimestre, o que levou à desaceleração do PIB no final do ano.

O consumo das famílias cresceu 4,8% em 2024, registrando a maior alta desde 2011, quando apresentou avanço semelhante. Contudo, no quarto trimestre, houve uma queda de 1% no consumo das famílias, o que impactou negativamente o resultado do PIB no período. O consumo das famílias representa cerca de 70% do PIB. Nos três primeiros trimestres de 2024, houve altas significativas de 2,5%, 1% e 1,3%, respectivamente.

O crescimento em 2024 foi o maior desde 2021, quando o PIB subiu 4,8%, influenciado por uma queda drástica da economia no ano anterior devido à pandemia de Covid-19.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *