Lula afirma que Brasil vive momento histórico de inclusão social
Durante entrevista concedida na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou avanços sociais e econômicos recentes e afirmou que o Brasil vive hoje o período mais inclusivo de sua história. Ele citou como evidências a redução do desemprego, o crescimento da renda, a diminuição da pobreza e o aumento do acesso à educação superior.
No campo educacional, o governo celebrou um marco inédito: mais de 20% da população com 25 anos ou mais completou o ensino superior. Também houve crescimento no número de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Já na economia, os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) indicam a geração de mais de um milhão de empregos formais apenas nos cinco primeiros meses de 2025. A taxa de desemprego, segundo o IBGE, caiu para 6,2%, o menor nível da série histórica.
Lula também destacou os investimentos recordes no setor agrícola com o novo Plano Safra, que vai destinar R$ 605,2 bilhões para a produção rural. Além disso, o Brasil tem batido recordes de exportação industrial e recepção de turistas internacionais, refletindo o aquecimento da economia. Segundo o presidente, os números reforçam o impacto das políticas públicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento social.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov